Entender os cargos de Desenvolvimento que um Recruiter deve saber pode não ser tarefa fácil!

Afinal, a área de TI é muito vasta e dentro do Desenvolvimento de Software existem várias especializações diferentes. Por exemplo, uma Pessoa Desenvolvedora que se especializou em front-end tem uma maneira de trabalhar diferente de uma pessoa que se concentra no desenvolvimento de APIs que suportem as regras de negócio do software. 

No entanto, pode ser difícil distinguir os diferentes tipos de habilidades em desenvolvimento e encontrar aquela pessoa que melhor atende às suas necessidades. Logo, é muito importante que você, IT Recruiter, saiba os cargos que existem dentro dessa área.

Pensando nisso, listamos cargos de Desenvolvimento que um Recruiter deve saber. Confira!

Back-end

A Pessoa Desenvolvedora back-end, é conhecida como aquela que desenvolve o código que normalmente será executado no servidor. Se concentram na lógica dos sistemas de software – o que faz um sistema funcionar e melhorar seu desempenho.

As pessoas que trabalham com back-end geralmente têm o conhecimento de linguagens de programação gerais e amplamente utilizadas, como Java, C ++, C# e Python – uma das linguagens de programação mais utilizadas e populares.

São familiarizadas também com linguagens mais recentes. Isso pode afetar o nível salarial médio de uma Pessoa desenvolvedora back-end: ser fluente em uma linguagem de programação inovadora como Go ou Rust tende a resultar em um salário mais alto.

Front-End

As Pessoas Desenvolvedoras front-end se concentram na criação, manutenção e melhoria das interfaces de usuário com as quais a maioria de nós interage ao usar um produto ou tecnologia. Geralmente estão ocupadas tornando o design da interface do usuário mais intuitivo e solucionando problemas entre navegadores. 

As Pessoas desenvolvedoras front-end estão familiarizadas com linguagens de programação web como JavaScript e CSS e, também, com Frameworks e Bibliotecas front-end como React, Angular, Vue ou jQuery.

Full-Stack

As Pessoas Desenvolvedoras full-stack combinam as habilidades e abordagens de back-end e front-end. Portanto, trabalham na lógica subjacente de um programa e, também, na interface do usuário. Ademais, são capazes de sincronizar os projetos do sistema de back-end e front-end e reduzir o risco de atrito ou contradição entre eles.

Desktop

Trabalham em softwares projetados para serem executados em laptops ou computadores desktop individuais. Este software foi desenvolvido para funcionar em um sistema operacional como Windows, Apple OSX ou Linux.

Algumas Pessoas Desenvolvedoras de desktop trabalham apenas com um sistema operacional, enquanto outras, com vários sistemas operacionais. Elas têm algumas das mesmas habilidades dos desenvolvedores de back-end, mas geralmente também estão familiarizadas com o uso de SDK e bibliotecas gráficas, como XAML, Cocoa ou .NET.

Mobile

As Pessoas Desenvolvedoras Mobile desenvolvem para os sistemas operacionais de dispositivos móveis, como IOS ou Android. 

Da mesma forma, aplicativos e sistemas autônomos como desenvolvedores de desktop. Você trabalhará principalmente nas linguagens específicas para dispositivos iOS (Objective C e Swift) e dispositivos Android (Java / Kotlin), mas também pode trabalhar em C, C ++ e tecnologias relacionadas, bem como outras linguagens de programação amplamente utilizadas.

Games

Trabalham principalmente na produção de videogames e de efeitos especiais. Criam seus próprios designs ou implementam os designs de outros trabalhando na renderização, sombreamento e outros efeitos visuais, criando imagens sofisticadas em jogos, filmes, programas de TV e outras mídias visuais. Suas habilidades tendem a ser extremamente específicas e eles geralmente têm uma vasta experiência em matemática e algoritmos, como habilidades e talentos artísticos. 

Geralmente são fluentes em linguagens de programação como Java, C#, JavaScript e C ++. Aqueles que conhecem linguagens especializadas como Swift e Objective-C (que são usadas para desenvolver jogos para iOS) tendem a ser mais procurados. 

Banco de Dados

Os engenheiros de banco de dados (e administradores) criam e gerenciam sistemas de banco de dados e os sistemas e aplicativos usados ​​para recuperar dados do armazenamento de banco de dados.

Em alguns cargos, esses profissionais também gerenciam pipelines de dados (ou seja, eles convertem dados de produção em dados analíticos acionáveis) e se concentram na otimização do desempenho. 

Suas habilidades geralmente incluem implementações baseadas em SQL (como MySQL e PostgreSQL) e também podem incluir bancos de dados NoSQL mais específicos e de ponta (como MongoDB e Cassandra). As Pessoas Engenheiras de banco de dados geralmente tem conhecimentos em linguagens de programação, também.

Cientista de Dados

As Pessoas Cientistas de dados usam ferramentas de programação para converter grandes quantidades de dados em informações acionáveis ​​e para tirar conclusões e obter insights a partir delas.

Você não precisa necessariamente ter uma formação em Ciência da Computação, por exemplo. Mas, é interessante que você tenha conhecimento de linguagens de aprendizado de computador / máquina como R, Python e ferramentas como Spark para realizar análises estatísticas e fazer previsões. 

Eles geralmente têm um conhecimento aprofundado em estatística e são capazes de se comunicar de maneira eficaz com a administração, vendas, marketing e outros departamentos.

DevOps e Engenheiros de confiabilidade de site (SRE):

As Pessoas Engenheiras de DevOps e Site Reliability facilitam o processo de produção do aplicativo. Especificamente, se concentram em escrever código que garantirá que um aplicativo entre em produção com segurança e permaneça funcional e disponível para as Pessoas Desenvolvedoras e usuários. 

Isso envolve muitas tarefas e disciplinas, incluindo a criação de processos, o provisionamento de recursos e a garantia de que a infraestrutura de um aplicativo seja seguro, corrupção de banco de dados, bugs e outros problemas potenciais.

Eles geralmente estão muito familiarizados com provedores de nuvem como AWS, Google Cloud e Azure, ferramentas para integração contínua como o Jenkins, bem como Git e sistemas de gerenciamento de log como Splunk.

QAs

Especialistas em garantia de qualidade (também conhecidos como QAs) garantem que um aplicativo funcione conforme o esperado. Em particular, as Pessoas Engenheira s de QA se concentram em garantir que o código que outras Pessoas Desenvolvedoras escreveram não danifique o aplicativo em questão.

Tradicionalmente, as Pessoas Engenheiras de QA usavam software para testar códigos manualmente para ver se algo estava errado. Embora muitos ainda vejam isso como parte do processo, também podem programar testes automatizados que simulam o uso e verificam se há erros. Podem ser testes de unidade ou testes de integração.

Sistemas Embarcados

Sistemas Embarcados são os sistemas que vêm embutidos dentro dos dispositivos (aparelhos)

Diversos aparelhos que você compra e usa no dia a dia têm esses sistemas embarcados. Por exemplo, o computador a bordo em seu carro, que controla o motor e o sistema de entretenimento; os processadores para o controle dos elevadores quando você aperta os botões para comandar andares diferentes; o sistema que controla o micro-ondas quando você esquenta a comida;

O(A) profissional de Sistemas Embarcados é responsável por programar os sistemas embutidos em microprocessadores. As linguagens que estão sendo empregadas no mercado de trabalho e têm muita importância e aplicabilidade para a área de sistemas embarcados são: Assembly, C, C++,C#, Java, Python e algumas outras.

Conclusão

Com o exemplo de algumas atuações mostradas acima, vemos que a área de Tecnologia é muito vasta e necessita de muito estudo. Além das áreas listadas, contamos ainda com muitas outras.

Contudo, vale ressaltar a importância do cargos de Desenvolvimento que um Recruiter deve saber, assim como acompanhar o mercado e as novas posições que vão surgindo. Isso dá a chance de trabalhar em empresas inovadoras e ter um contato orgânico com muitas posições novas.


Megan

Megan

Conheça a Vulpi! Temos o propósito de tornar mais simples e eficaz o processo de recrutamento e seleção de desenvolvedores de software.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *