Muitos papéis, pastas e pilhas de currículos. Essa era a realidade dos setores de RH nos anos 80 e ficou para trás, certo? Infelizmente, não. Ainda hoje essa ainda é uma prática vigente em muitas empresas.

No entanto, atualmente, os setores de RH podem contar com a ajuda de diversos dispositivos tecnológicos para a otimização dos seus processos.

Ferramentas para realização de avaliação de desempenho, plataformas digitais para encontrar o melhor candidato e softwares de controle da folha de ponto são apenas alguns exemplos.

Por isso, no post de hoje, separamos informações relevantes para você entender melhor os motivos que fazem com que automatizar os processos de RH na sua empresa otimizem seus resultados.

Continue a leitura e confira!

Garante mais segurança de dados

Ao deixar os dados em arquivos e papéis, você corre um sério risco de perder informações cruciais. Ao automatizar seus processos, os dados ficam salvos em nuvem. Assim sendo, você não precisa se preocupar com problemas em computadores ou com perda de documentos.

Além disso, você pode limitar o acesso a determinados tipos de dados, assegurando o sigilo do seu setor. E, como você sabe, essa privacidade é essencial para que o RH ganhe a confiança dos seus colaboradores.

Redução de custos

Normalmente, o custo da equipe de recrutamento é muito alta porque o trabalho de receber, avaliar, qualificar, entrevistar e direcionar os candidatos para as vagas existentes é grande e demorado.

Ao adotar um software, você reduz o tempo de várias etapas e, consequentemente, o custo dessas atividades.

Os melhores softwares são integrados com plataformas de anúncios de vagas online. Isso também gera uma redução de custos, pois você não precisa mais usar canais tradicionais e obsoletos para publicar suas vagas (jornais e revistas) e passa a usar o meio digital e online para isso.

RECEBA GRÁTIS O E-BOOK - RHTECH

Otimização do processo

Ao usar um software de RH que integra todo o seu processo, você consegue ter mais insights do negócio e definir perfis mais assertivos para cada vaga, área ou cargo desejado.

Você será capaz de identificar quais os melhores canais para encontrar os profissionais mais qualificados, qual deles não trará bons funcionários e até mesmo qual a melhor forma de atrair esses colaboradores. Tudo isso através dos dados da sua ferramenta, de forma otimizada.

Velocidade e eficiência na contratação

Ao usar o processo tradicional de recrutamento, você pode levar meses para preencher uma vaga, o que acaba, muitas vezes, sobrecarregando outros funcionários, reduzindo sua produtividade e aumentando sua insatisfação.

Ao adotar um software de RH você consegue reduzir muito esse tempo, podendo contratar alguém qualificado em poucos dias. Isso porque pelo sistema você consegue buscar no seu banco unificado o perfil desejado, levantar qual o melhor canal para encontrar esse profissional e a melhor forma de abordá-lo.

Melhoria na comunicação do time

Se a sua empresa possui mais de um recrutador e várias vagas em aberto, fazer a gestão delas entre o time pode ser complicado e as informações provavelmente vão se perder por falhas na comunicação.

O software  de RH mitiga esses problemas ao unificar todas as informações em apenas um local para que todo o time tenha acesso. As informações podem ser compartilhadas por e-mail com os gestores que precisam de candidatos e também entre membros da equipe que executam diferentes etapas do processo.

Possibilita um RH mais estratégico

Automatizar os processos de RH também diminui o tempo que sua equipe vai gastar com tarefas operacionais.

Com isso, além de aumentar a produtividade dela, seus colaboradores terão mais disponibilidade para realizar outras funções mais pertinentes. São elas que poderão trazer mais resultados para a empresa como um todo, posicionando assim o RH de forma mais estratégica.

Melhora o fluxo de informações

Além de permitir maior organização das informações, a automatização melhora a comunicação dentro da sua organização, pois permite que você compartilhe dados importantes com todos os interessados.

Além disso, propicia que todos acessem esses dados a qualquer momento, independentemente de estarem ou não no ambiente da empresa.

Facilita o acompanhamento de desempenho

A dificuldade em encontrar os dados da avaliação de desempenho de dois anos atrás, por exemplo, pode ser resolvida com a automatização dos processos. Com ela fica mais fácil acompanhar o desempenho e os resultados dos seus colaboradores ao longo do tempo.

Também facilita que você gere indicadores sobre o impacto que as ações do setor de RH causou na empresa de maneira mais abrangente. Dessa forma, você pode melhorar o reconhecimento do seu trabalho pelos gestores

Agora ficou claro como um software de RH pode trazer diversos benefícios para o seu negócio? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade como essa!


Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *