Atrair bons candidatos, principalmente na área de TI, não é uma tarefa tão simples e precisa ser pensada estrategicamente. O trabalho começa desde uma boa descrição, que envolve o trabalho em conjunto entre a área técnica e RH, até o momento da entrevista individual com a pessoa candidata. Quer entender como funciona esse passo a passo? Então continue a leitura, pois preparamos um artigo com algumas dicas pra você.

 

1. Para atrair bons candidatos é importante entender o perfil ideal para um profissional de tecnologia

Na busca por pessoas no mercado, a primeira coisa que você precisa identificar é qual o perfil ideal de um candidato que você deseja atrair. Isso vale para qualquer área, mas para profissionais de tecnologia é algo extremamente importante, já que cada atividade requer especificidades diferentes.

 

Neste artigo você encontra o passo a passo completo para saber qual o perfil ideal para um profissional de TI.

 

Liste quais são os conhecimentos técnicos que essa pessoa precisa ter. Converse com a liderança da área, detalhe o dia a dia dela e, se possível, converse também com alguém do time. Além das habilidades técnicas, é importante também entender qual o perfil comportamental dessa pessoa e se ela terá fit cultural com a empresa. Vamos falar sobre esses dois tópicos no próximo passo.

 

2. Mapeie Fit Cultural e Fit Comportamental

Antes de falar sobre como o fit cultural e fit comportamental podem te ajudar, vamos lembrar rapidamente o que significa cada um deles.

 

Fit Cultural

O Fit Cultural é a sintonia da cultura e valores entre uma pessoa e a empresa. Ou seja, o match, do ponto de vista cultural, entre o profissional que será contratado e a empresa que está contratando.

 

É sempre bom lembrar que essa não é uma estratégia para contratar pessoas iguais. Muito pelo contrário. Acreditamos que a diversidade dentro da equipe é importante para o dia a dia do trabalho e também para o negócio. O objetivo dessa avaliação é o alinhamento de visão.

 

Fit Comportamental

O Fit Comportamental é sinergia das competências comportamentais da pessoa em relação ao que é esperado pela empresa ou para a vaga. Avalia-se as habilidades, para entender se há consenso com o que é esperado.

 

Assim como foi dito anteriormente, é importante se atentar em contratar pessoas diferentes para a equipe. Perfis diversos complementam visões e ajudam na distinção de resultados e inovação dentro da empresa.

 

Neste artigo, você saberá no detalhe como o Fit cultural e fit comportamental podem te ajudar. E saiba que se você conseguir identificar cada um dos aspectos que precisam ser levados em consideração, certamente as chances de um bom desenvolvimento e adequação da pessoa à organização e equipe são maiores.

 

3. Avalie o Fit Cultural com ferramentas

Esta já é uma fase mais avançada. Como dito há pouco, a identificação do Fit Cultural e Fit Comportamental pode começar a ser filtrada na primeira comunicação, mas é na conversa que ela será confirmada.

 

Existem algumas ferramentas para avaliar o Fit Cultural e já falamos a respeito delas aqui em nosso blog. Ter o apoio de metodologias de avaliação faz com que seu processo de recrutamento e seleção seja ainda mais estratégico e coerente. Vale a pena aprofundar no assunto e escolher a ferramenta que melhor se adequa às suas necessidades.

 

Neste artigo você saberá como avaliar o Fit Cultural do candidato ou candidata.

 

4. Avalie o Fit Cultural com as perguntas certas

Uma boa entrevista individual requer habilidade e também um bom pensamento estratégico. Criei um roteiro de perguntas que te ajude a avaliar aspectos técnicos e também de comportamento e cultura. Também já falamos sobre o assunto aqui no blog e este artigo vai te ajudar a criar as perguntas certas para avaliar o Fit Cultural da pessoa candidata.

 

Tenha em mente o que você pretende saber da pessoa e crie uma pergunta pensando nesse objetivo. Seja imparcial, pergunte sobre experiências vividas e, quando preciso, peça para que simulem situações com a hipótese dada. Esse processo é um momento importante para validações.

 

Dica: saiba também o que não fazer e aprenda com isso. Aqui temos algumas perguntas que se devem evitar em uma entrevista individual. Saiba que bons candidatos também avaliam a empresa antes de fazerem parte da equipe. Se ele achar o processo incoerente, pode ser que desista por isso.

 

5. É importante atrair bons candidatos para conseguir contratar!

Fez todo o processo e deu tudo certo? Então agora é a hora de contratar! Para essa etapa, deixamos como dica de leitura nosso artigo para que você conheça as técnicas para atrair e qualificar bons candidatos na área de tecnologia

 

E, lembre-se, que para todo esse processo de contratação de pessoas da área de tecnologia, você pode (e deve!) contar com a ajuda de especialistas. Eles são fundamentais desde o lançamento da vaga para atrair bons candidatos, até a validação técnica do profissional. Busque lideranças da área técnica dentro da organização ou empresas especializadas no assunto.

 

A Vulpi é uma empresa especializada no Recrutamento e Seleção de profissionais de tecnologia. Entenda como podemos te ajudar a qualificar um candidato nesse artigo.

 


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *