Das várias etapas do processo de recrutamento e seleção, o feedback está na lista. Muito se fala a respeito dele, mas pouco se faz na prática. Mas afinal, qual a importância do feedback? E se você faz, está fazendo de forma efetiva? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
A importância do feedback
Desde a triagem inicial das pessoas candidatas à contratação, o processo de recrutamento e seleção passa por muitas etapas. O volume de profissionais é alto. São muitos os detalhes. E, para completar, o planejamento exige muita atenção e tempo.
É comum que se reúna um número grande de pessoas. Dessa forma, a comunicação individualizada se torna – muitas vezes – inviável. Principalmente quando são retornos negativos, concorda? No entanto, mesmo em casos extremos, é fundamental o retorno ao candidato.
Empresas que prezam pelo diálogo, mostram respeito. A forma de dar o feedback pode ser diferente dependendo da etapa. Para candidatos que não passaram das primeiras fases, o conteúdo pode ser mais generalista. Para pessoas que chegaram em etapas finais, pode ser algo mais individualizado. Vamos falar melhor sobre isso ao longo do artigo. Contudo, é importante ressaltar que o feedback precisa ser dado.
Cuidado com a pessoa profissional
Muitas vezes ocorre da pessoa candidata não ser compatível com a vaga atual. Porém, ela pode ter fit com outras oportunidades. Com o feedback, você terá a oportunidade de tê-la na empresa em vagas futuras. E também dará a chance de melhoria em pontos específicos. Quem sabe esse profissional se interessa em outra oportunidade para trabalhar na sua empresa futuramente?
Outro ponto, já citado, é o respeito com o profissional e também com o seu tempo. A participação em processos seletivos requer disponibilidade e vontade. Sabendo disso, nada mais justo do que reconhecer o desejo da outra pessoa. Seja agradecendo pelo interesse ou lhe dando detalhes sobre sua participação, dependendo de cada caso.
A importância do feedback para a imagem da empresa
O feedback é via de mão dupla. É vantajoso e uma oportunidade de melhoria para o profissional. Porém, este momento de conversa também pode ser uma oportunidade para a empresa aprender. Uma ótima maneira de melhorar processos de recrutamento e seleção é ouvir quem já passou por eles. Escute o que as pessoas candidatas têm a dizer sobre o formato, metodologia, tempo, etc.
Nem sempre a pessoa vai querer falar. Se for o caso, não insista. Mas aquelas que quiserem, ouça. Anote seus pontos e os avalie para melhorias futuras.
Conheça também o nosso texto com os 3 motivos para dar feedback a todos os candidatos do seu processo de recrutamento.
Como tornar o feedback positivo
Não é raro ouvirmos de alguns profissionais de RH, que não dão um retorno negativo ao candidato, por se sentirem desconfortáveis com a situação. Se o seu caso também for este, separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo:
- Seja breve e claro;
- Lembre-se que você está lidando com outras pessoas, empatia é tudo!
- Não minta em relação ao motivo da não contratação;
- Tente ser positivo e elogie os pontos de destaque do candidato, se houver;
- Caso haja um questionamento posterior, não deixe de responder;
- Se houver abertura, pergunte como foi o processo do ponto de vista da pessoa.
Como otimizar o tempo
No início do artigo falamos sobre retornos diferentes para cada etapa do processo, certo? Vamos falar sobre eles. Mas antes, é importante lembrar que nem tudo é regra. São dicas que podem ser adequadas de acordo com a necessidade e realidade da sua empresa. Caso queira fazer apenas um procedimento para todas as pessoas, faça. Aqui daremos dicas por etapa, apenas para facilitar as boas práticas internamente.
O e-mail é um meio formal e eficaz de comunicação, que você pode usar em seus processos. Criar um template de e-mail para feedback é uma boa forma de agilizar seu método. Seja como for e mesmo com esse modelo pronto, é importante adaptações na hora do envio. Lembre-se de sempre editar, incluindo o nome da pessoa candidata, gênero e vaga.
Recomendamos o uso desse formato para candidatos aprovados ou reprovados ainda nas primeiras etapas. Como o volume costuma ser alto, isso fará seu feedback ser mais ágil.
Software
Existem atualmente no mercado diversos softwares que nasceram para otimizar a gestão de pessoas e o processo de recrutamento e seleção. Softwares dedicados ao recrutamento, são capazes de automatizar testes, análise de perfil e também a etapa do feedback. Conte com esse recurso para automatização dos seus feedbacks e poupar seu tempo.
Comunicação individual
Para candidatos que passaram por mais etapas do processo e chegaram em fases finais, a comunicação individual é importante. Afinal, isso mostra respeito por parte da empresa. Esse comunicado pode ser feito por e-mail, desde que ele seja personalizado. Ou pode ser feito por telefone. Em geral, nas etapas finais o volume de pessoas diminui, então vale a pena dedicar tempo para uma conversa personalizada.
Se coloque no lugar do outro. Faça um roteiro e garanta que a conversa será objetiva. E, sempre, demonstre franqueza. Ao fazer isso, a pessoa candidata se sentirá à vontade para ser sincera e podem haver trocas valiosas.
Confira também o nosso texto com dicas para dar um bom feedback no processo seletivo.
Já entendeu qual é a importância do feedback?
Para concluir o artigo de hoje, lembramos que é importante manter uma boa relação com as pessoas. Todos evoluem e podem ter oportunidades futuras de parcerias. O feedback contribui com pontos positivos e de melhoria. Além de demonstrar consideração. Experimente melhorar seus processos dedicando tempo ao feedback e depois conta pra gente os resultados.
Sobre a Vulpi
A Vulpi é uma plataforma especializada no recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia. Ajudamos a conectar empresas com candidatos e sabemos da importância de dar um feedback dos processos seletivos.
Precisa resolver suas vagas de TI? Clique aqui e conheça o nosso trabalho.
0 comentário