A quantidade de software que o mundo utiliza vem aumentando. Sites, apps e outros tipos de programas de computador fazem parte da vida moderna. A cada dia que passa, milhares de linhas de código-fonte são escritas, e elas são fundamentais para o desenvolvimento de softwares como os open-source.

A disponibilização do código-fonte já foi tema de uma discussão importante, mas depois do conceito de software open-source conquistar reconhecimento, chegamos a uma situação de níveis de acesso. Distintas equipes de desenvolvedores têm diferentes níveis de acesso ao código-fonte.

Git, Github e o open-source.

Open-Source

O Git auxilia na colaboração entre desenvolvedores, enquanto o Github é uma ferramenta que potencializa a disponibilização de source-code.

A comunidade de utilizadores do Github é enorme e eu decidi fazer parte disso, de uma maneira intensa. Além de manter disponíveis os repositórios dos meus softwares, eu decidi colaborar todo mês com algum outro projeto open-source.

Eu cometi alguns equívocos no início, mas hoje em dia essa tarefa se tornou menos complexa. O primeiro pull-request que enviei, foi em 2018 e de lá para cá já foram mais de 40.

O que é o pull-request?

Na situação que um desenvolvedor colabora em um repositório administrado por outro, acontece o pull-request, que pode ser entendido como uma solicitação para que as novas funcionalidades sejam aceitas.

Minha área de atuação preferida dentro do desenvolvimento de software é a programação de games. Eu tenho experiências profissionais como programador de software de outros tipos, mas sempre achei o desenvolvimento de jogos muito interessante.

A maior parte dos pull-requests que eu envio são em repositórios de jogos simples, administrados por iniciantes. São pessoas que estão fazendo seus primeiros jogos. Eu me incluo nesses projetos e colaboro com pequenas alterações.

Por fim, acredito que contribuir assim, é uma maneira de fomentar a inclusão tecnológica e algumas vezes, a inclusão social, principalmente, quando os desenvolvedores se veem fazendo parte de uma comunidade maior.

Conteúdo produzido por Rodrigo Schio.

Sobre o autor:

Rodrigo é um programador que faz jogos. Ele estudou na Universidade de Ribeirão Preto e fez vários cursos on-line. Atualmente, divide seu tempo entre a família, o esporte, o rock ‘n’ roll e, também, se dedica a novos projetos na área de desenvolvimento de software.

Este texto foi produzido por um autor convidado. Tem interesse em compartilhar algum conteúdo no Blog da Vulpi? Clique aqui.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *